Rali dos Amigos terá participações internacionais

Em sua 12ª edição, que será realizada este final de semana, em uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos localizada no município de Itatinga (a 221 km de São Paulo), o Rali dos Amigos contará com a participação de seis estrangeiros. Ao todo, estão confirmadas as inscrições de 208 veículos: 50 carros, dois caminhões, 139 motocicletas e 17 quadriciclos, divididos em 11 categorias, totalizando 262 competidores.

Entre eles está Oscar Carlos Picardo, de El Salvador, o primeiro piloto do país a participar de uma competição de rali internacional. Competindo com motocicletas desde 1977, Oscar – que é natural de Montevideo, mas reside no país centroamericano há muitos anos -, inclui em seu currículo diversos títulos de campeão e de vice em campeonatos de motocross, de enduro e de rali, em El Salvador e no México. “Estou muito emocionado por participar do Rally dos Amigos e conhecer a cultura da modalidade no Brasil, já que pretendo participar do Rali dos Sertões em 2010. Espero que no ano que vem vários pilotos da América Central me acompanhem nessa competição”, afirmou Picardo.

A categoria dos carros vai reunir três competidores estrangeiros. O navegador português Filipe Palmeiro, que já participou do Rali dos Amigos em 2007, correrá pela primeira vez ao lado do piloto brasileiro Guilherme Spinelli. A dupla usará a prova como preparação para o Rali Dakar 2010, que terá a sua segunda edição na América do Sul (passando pela Argentina e Chile), entre os dias 1º e 16 de janeiro.

Spinelli e Palmeiro correrão com um Mitsubishi L200 RS, já que o Mitsubishi Racing Lancer, com o qual disputarão o Dakar, já foi levado para Buenos Aires, onde será realizada a largada da competição, em 1º de janeiro. “Todo o tipo de preparação antes do Dakar é válida para evitar de sermos surpreendidos durante o rali. Gostei muito de navegar com o Guiga e aproveitaremos a prova para ajustar alguns detalhes”, revelou Filipe.

“Apesar do Rally dos Amigos só ter um dia e uma especial curta comparando com as do Dakar, essa especial será bem dura. O forte calor também será um bom teste de resistência”, avaliou Spinelli.

Os outros dois residem e competem no Brasil há algum tempo, incluindo o Rali dos Amigos do ano passado. Um é o holandês Willem van Hees, piloto, que tem como navegadora a brasileira Doris van Hees, com quem é casado, e participa da prova a bordo de um Troller T4. O outro é o alemão Sven Fischer, que competirá com uma picape Mitsubishi L 200 e também usará a prova como preparação para a sua estreia no Dakar 2010, ao lado do navegador João Stal.

Já entre os quadriciclos, a legião estrangeira será formada pelos franceses Alain e Jeremy Dubois, pai e filho, respectivamente. Radicado no Brasil há algum tempo, Alain competiu na França durante 20 anos e, há dois, disputa provas no Brasil regularmente, incluindo o Rali dos Amigos de 2008, quando foi o 7º colocado na categoria. Na prova deste final de semana, Alain competirá com um KTM 525, enquanto Jeremy usará um Polaris 500. “Gostei muito da pista e da organização da prova no ano passado, e isso me motivou a chamar o Jeremy, que está correndo lá na França, para competir aqui também”, revelou Alain. “Minha expectativa é terminar entre os cinco primeiros”, finalizou.

O Rali dos Amigos de 2009 terá um percurso total de 186 km, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de teste especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). Para os caminhões haverá limitação de velocidade a 150 km/h durante a especial.

1.788.133FJPB1.7

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/rali-dos-amigos-tera-participacoes-internacionais/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.